O avião contacta a torre: - Torre, aqui Cessna CS-AOT, piloto estudante, estou sem combustível. Na torre, todos os mecanismos de emergência são accionados, todas as pessoas ficam atentas e já ninguém tem sequer uma chávena de café na mão. O suor corre em algumas faces e o controlador responde ao piloto: - Roger, Cessna CS-AOT. Reduza velocidade para planar. Tem contacto visual com a pista? - Er... quer dizer... eu estou na pista... estou à espera que me venham atestar o depósito...Esta é anedota, mas vou contar uma história quando ainda era um aluno-piloto. Um dia, num voo a solo (penso que deve ter sido o meu segundo voo a solo) quando estava a fazer a minha aproximação a Leiria, chamei:- Leiria, muito boa tarde, é o Charlie Sierra Uniform November Hotel (CS-UNH)...e Fiquei à espera que me respondessem - nada...Chamei novamente e continuavam sem responder, olhei para baixo (neste momento encontrava-me à vertical do aeródromo e vi que tinha outro avião a entrar na pista - "mas que raio! Se tenho um avião a entrar na pista, de certeza que efectuou comunicações, mas eu não ouvi nada..." (foi nessa altura que comecei a sentir as mãos a transpirar...) "bom - pensei - deixa-me afastar do aeródromo ver se descubro qual é o problema"- auriculares bem conectados? Sim- rádio ligado? Sim- frequência correcta? Sim (mas já estava a duvidar...)- estou a ficar surdo? Não me parece... Pelo menos ainda estou a ouvir o barulho do motor---Mas que raio!!!---- Volume?!?!... No mínimo...!!! DEUHH!!! Pronto... problema resolvido.Realmente, depois, ao pensar no assunto, reparei que parecia um voo de planador, só ouvia o barulho aerodinâmico do avião e do motor (é claro que num planador não há este barulho), comunicações, nada... estava demasiado silencioso, demasiado calmo, devia ter desconfiado :P
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Há 2 anos
6 comentários:
Deve ter sido um pouco assustador... Por essas e por outras é que eu prefiro ter os meus pezitos em terra firme ;P
Ter medo é natural, mas é o que eu digo, todas as pessoas que voaram cmg pela 1ª vez, ficaram logo adeptas... mesmo as mais reticentes. Tens de experimentar.
É por essas e por outras que se dão acidentes. Felizmente, foste prudente e raciocinaste, mas já deves estar treinado para o fazer, certo?
Uma das partes mais importantes do treino de piloto é conseguir manter a calma em situações anormais. No entanto, não me parece que uma falha de rádio seja muito problemática. Apesar disso, há procedimentos para o caso de ter uma falha total do rádio e mais, em determinados espaços aéreos nem é necessário ter rádio.
Nahhh... Não me parece que vá experimentar (pelo menos por agora)...
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