2009-01-13

Este domingo...

Três e trinta da tarde, ombros com ombros no espaço exíguo, o frio da rua contrasta com o calor sentido dentro da reduzida cúpula, o pequeno motor ganha vida, cintos apertado, canopy fechada, combustível aberto, instrumentos acertados, no rádio ouve-se: “Leiria boa tarde, Chalie Sierra Uniform November Golf a rolar para a posição de espera da pista zero dois”.
A temperatura do óleo e da água sobem solidárias com a adrenalina no corpo, o barulho do motor torna-se mais intenso à medida que são efectuadas as verificações dos magnetos. O frio da rua teima em não entrar.
Já na cabeceira da pista: “Leiria, Chalie Sierra Uniform November Golf a descolar da pista zero dois”, o motor mostra o folgo que tem enquanto puxa o avião pela pista. Progressivamente a sustentação passa das rodas para as asas e quase sem dar por ela estamos no ar – estamos a voar!
Rumo à Batalha, o IC2 como guia e o Mosteiro como confirmação, à direita em São Jorge direcção a Aljubarrota, as várias fábricas de tijolo e os terrenos de extracção de barro servem de ponto que unimos quais jogo de crianças no papel. À nossa frente Alcobaça, uma volta ao estádio e partimos rumo à Serra. Os ouvidos estalam enquanto ganhamos altitude, passamos pelo Serro Ventoso, as diferente alturas dos montes impõem focagens constantes como que jogos de ilusões. O vale abre-se revelando Porto de Mós à nossa frente, seguimos o leito do rio Lena e rapidamente regressamos à Cidade do Liz.
“Leiria, Chalie Sierra Uniform November Golf, mil e quinhentos pés à vertical da cidade a descer para integrar o circuito”
Uma passagem baixa pela pista.
Reporte no Vento-de-cauda, procedimentos de aterragem: velocidade no 70kt, flaps posição 1, bomba de combustível on, luz de aterragem on, os comandos tornam-se menos efectivos obrigando a uma maior amplitude de movimentos… Flaps posição 2, velocidade 60kt… Flaps posição 3, velocidade 55…50… motor idle… 45…
A um palmo do chão esperamos que a velocidade dissipe e passe a sustentação das asas para as rodas que tocam o chão com um ligeiro gemido de quem preferia ter ficado lá em cima… Como nós…

2 comentários:

Vanessa Carvalho disse...

Epá! Bela descrição. :)

Unknown disse...

ficaste com vontade de dar uma voltinha?